USINA CAMPO LINDO E O MAR DE POLÊMICAS

Investigações policiais em andamento, discussões jurídicas quanto à validade do processo de recuperação judicial, mais de mil trabalhadores sem receber suas verbas atrasadas há quase dois anos.


(Foto arquivo visitedores.com)

Nos últimos meses, como já foi noticiado, muitas polêmicas permeiam a Recuperação Judicial em andamento na Comarca de Nossa Senhora das Dores/Se.


Após inúmeros anúncios realizados pela empresa de que iriam fazer os pagamentos dos mais de mil trabalhadores, noticiamos alguns deles em nosso site, a empresa de maneira surpreendente acionou a justiça para pedir Recuperação Judicial e com isso evitar o pagamento aos trabalhadores a curto prazo.


O Edital para conhecimento da Recuperação Judicial foi divulgado no processo em 26/04/2017 e nele consta as dificuldades encontradas, pela empresa, na produção sucroalcooleira, alegando que o setor está na pior crise dos últimos 30 anos.
Como publicamos anteriormente, o Ministério Público se manifestou pelo envio de cópias do processo para a a Polícia Civil do Estado de Sergipe, visando apurar indícios de crimes previstos na Lei de Recuperação Judicial e, assim, aguarda-se a apuração das investigações policiais para elucidar o caso.


No mesmo Edital, encontra-se o nome do advogado, Dr. Arivaldo Barreto Conceição Júnior, que já administrou a empresa no polêmico processo de venda da usina ao grupo GBP Investiments, que comentamos na reportagem anterior.


Agora, a empresa tem 60 dias para apresentar o Plano de Recuperação Judicial que será aprovado e, em seguida, o caráter definitivo da Sociedade Empresária.


Por outro lado, mais de mil trabalhadores, que há quase dois anos acreditaram nas promessas da empresa, ficarão aguardando os pagamentos das suas verbas e, no momento, não se tem qualquer expectativa de quando terão acesso ao dinheiro que tanto esperam.


POLÊMICA


Conforme já divulgamos anteriormente, a empresa era propriedade do Sr. Carlos Vasconcelos, já falecido e, com a morte dele abriu-se o processo de inventário, em andamento até os dias de hoje.


Tal fato foi comentado pelo Advogado Dr. João Batista dos Anjos, ao questionar  que “AGRO INDUSTRIAL CAMPO LINDO LTDA faz parte do espólio e jamais poderá  ser  submetida  a  Recuperação  Judicial  em  face  do  princípio  da universalidade   dos   bens   do   espólio,   pois   ainda   não   existe   Partilha Homologada  pelo  Juízo  da  Vara  de Família  e  Sucessões  de  Aracaju,  bem como, não existe autorização Judicial para ajuizamento da ação.”


Assim, observou-se que segundo a tese do advogado, a empresa deveria ter autorização do Juiz do Inventário para que o processo de recuperação judicial tivesse validade.


Visando combater a Recuperação Judicial, permeada de polêmicas, o advogado “anuncia que foi proposta Oposição a Ação de Recuperação Judicial apenso aos presentes autos, processo tombado sob o número 201776000475, que até hoje não recebeu o despacho inicial.”.


Pelo que se observou, muitas polêmicas ainda circulam a empresa. Investigações policiais em andamento, discussões jurídicas quanto à validade do processo de recuperação judicial, mais de mil trabalhadores sem receber suas verbas atrasadas há quase dois anos, depois de inúmeras promessas feitas pela empresa, sem falar do dinheiro da produção 2016/2017 que, até o momento, não se sabe para onde foi, ficando pendente o pagamento de inúmeras dívidas a trabalhadores e fornecedores.

Fonte: faxaju.com.br


Foto arquivo visitedores.com

22 de Novembro de 2023,
Postado por Visite Dores em Notícias