Vereadores, prefeito e vice-prefeito de Nossa Senhora das Dores tomaram posse
Os eleitos assumem mandato para o quadriênio 2017-2020 em Nossa Senhora das Dores.
(Foto arquivo visitedores.com)
Em Nossa Senhora das Dores /SE, a solenidade de Posse dos 11 Vereadores, Prefeito e Vice-Prefeito eleitos nas eleições do dia 2 de outubro de 2016, foi realizada no Plenário Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores na manhã de domingo 1º de janeiro de 2017, e definiu que Helio das Cruzes (PSB), será o presidente da Câmara durante os próximos quatro anos.
Dr. Thiago de Souza Santos (PMDB) foi empossado prefeito de Nossa Senhora das Dores para o seu 1º mandato frente à Prefeitura Municipal. O novo prefeito prestou o juramento e assinou o termo de posse. Além dele, o vice-prefeito Ítalo Rodrigues dos Santos (PSB).
A cerimônia marcada para as 08h00 de domingo, começou com trinta minutos de atraso, teve o auditório do plenário completamente lotado, e foi presidida por Isaac Medeiros (PSL) um dos vereadores reeleito com o maior número de votos. O vereador reeleito Prof. Vado (PSB), foi convidado para secretariar os trabalhos da Sessão, até que fosse constituída a nova Mesa Diretora para a Legislatura 2017/2020. Após a chamada dos 11 vereadores presentes e da verificação dos diplomas, os eleitos prestaram o juramento com a frase “Assim o prometo”, logo em seguida assinaram os termos de posse
. Foram empossados para a legislatura 2017/2020 os vereadores Isaac Medeiros (PSL); Hélio das Cruz ( PSB);Dr. Abner ( PSD); José Carlos Pajaú ( PSC); Braço do Jornal ( PMDB); Sabido de Bal ( PRP); Gilson de Valdemar ( PMDB); Macambira ( PT); Fabrício da Netto Cred ( PSL); Prof. Vado ( PSB); Catatau ( PMDB).
(Foto arquivo visitedores.com)
Na Câmara Municipal, assumem um novo mandato quatro vereadores que foram reeleitos: Isaac Medeiros – PSL - 6,43% 1.000 votos; Hélio das Cruz – PSB - 6,43% 1.000 votos; Sabido de Bal – PRP com 4,65% 724 votos; Prof. Vado – PSB - 3,84% 597 votos. O que chamou a atenção na eleição de 2016 foi que dois vereadores reeleitos Isaac Medeiros (PSL) e Hélio das Cruz (PSB) obtiveram o mesmo percentual de votos validos, ambos com 1.000 votos e 6,43% dos votos válidos. Após os pronunciamentos dos vereadores, foi realizada a eleição da nova Mesa Diretora que definiu quem comandará a Casa Legislativa até o final de 2020 é o vereador Hélio das Cruz ( PSB), reeleito para o seu 3º e 4º mandato por 10 votos a favor contra 01(abstenção), sendo chapa única.
A eleição da Mesa Diretora passa a ter a seguinte composição: Presidente - Helio das Cruzes, vice-presidente - prof. Vado; 1º secretário - Braço do Jornal; 2º secretário – Gilson de Valdemar; 3º secretário - Catatau. Na seqüência, foram abertos os discursos aos vereadores, cada um teve alguns minutos para cumprimentar a população e falar sobre o futuro da Câmara Municipal de Nossa Senhora das Dores.
”Esta é a primeira vez na historia política de Nossa Senhora das Dores que é realizada uma eleição para o cargo de presidente da Câmara Municipal para quatros anos, causando estranheza ao público presente, onde muitas pessoas se manifestaram contra”. José Carlos Pajaú vereador eleito pela primeira vez foi o único parlamentar que se absteve na votação da mesa diretora para o quadriênio (quatro anos), ele foi aplaudido por várias pessoas que também não concordaram com essa eleição.
Mesmo com o incomum, em relação a outras solenidades de posse, e a concorrência com as festas da virada de ano novo, dezenas de pessoas compareceram a Câmara Municipal de Vereadores para prestigiar a posse dos eleitos.
Por Delmanira Brito – jornalista do visitedores.com
(Foto arquivo visitedores.com)