Dores: CDL reúne representantes da comunidade dorense para audiência na SSPSE
O objetivo da reunião foi agradecer ao Secretário pelas mudanças na condução dos trabalhos das Polícias Civil e Militar em Nossa Senhora das Dores.
Foto: Arquivo visitedores.com
Na manhã da quarta-feira, 01 de junho, atendendo a uma solicitação da CDL, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Del. João Batista recebeu em audiência na SSP, em Aracaju, representantes da comunidade Dorense, com o objetivo de agradecer ao Secretário pelas mudanças na condução dos trabalhos das Polícias Civil e Militar em Dores, hipotecar total e irrestrito apoio à brilhante atuação do Delegado Fábio Santana e reivindicar melhorias para o 10º Batalhão de Polícia de Dores.
A CDL convidou a todos os segmentos representativos da comunidade e a classe política de Dores. Estavam presentes: João Lima (Presidente da CDL e Coordenador do Movimento Grito Pela Paz), Prefeito João Marcelo, Vereadores Ricley, Jorge de Zé Bola e Isaac Medeiros, ex Prefeitos Fernando Lima e Aldon Luiz, Coronel Romeu e Major Gilmar, respectivamente, Comandante e Sub Comandante do 10º BPM, Delmanira Brito (jornalista do site visitedores.com), Adenilson (Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Dores )e Zé do Pão, Jonatas e Davi representando o Movimento Estudantil, alguns estudantes levados pelo Prefeito e Dr. Lealdo Lima Costa Filho (Lealdinho ).
No dia 09 de março passado, também atendendo a um pedido da CDL, esse mesmo grupo, com mais alguns que não puderam comparecer nesta audiência, levou ao Secretário, na época recém empossado, as preocupações e angústias da comunidade Dorense com a escalada da violência no Município. O Secretário pediu um prazo de 30 dias para efetuar algumas mudanças.
Foto: Arquivo visitedores.com
Nesse período foram trocados os dois Delegados que nada faziam pelo Delegado Fábio Santana. Em apenas um mês o novo Delegado, em um trabalho investigativo, desbaratou duas quadrilhas que atormentavam a comunidade, efetuou 20 prisões de bandidos e ainda tem outros 50 mandados de prisão para cumprir. O Batalhão melhorou a sua atuação no policiamento ostensivo e apreensão de veículos roubados. Aos poucos está se restabelecendo o princípio da autoridade policial no Município, fato importantíssimo para coibir a marginalidade e reduzir os índices de violência. Ainda está longe do ideal. É apenas um começo, mas pelo menos algo está sendo feito nessa direção.
A comunidade também precisa fazer a sua parte através do 181(disk denúncia) e não divulgar as blitz nas mídias sociais e permanecer vigilante e com espírito de cooperação com as Instituições de Segurança. A luta é todos. Só assim teremos a perspectiva de dias melhores para a comunidade.
Com o objetivo de melhorar a atuação do 10º BPM, a CDL entregou um ofício, subscrito por todos os presentes, solicitando ao Secretário o aumento do efetivo policial, disponibilização de uma Caminhonete para implantar a Força Tática, como já acontece no Batalhão de Itabaiana e duas motos para dar mais agilidade em algumas ações específicas. O ex Prefeito Fernando Lima também solicitou a colocação de dois módulos policiais em pontos estratégicos da cidade, onde a Polícia Militar pudesse atuar junto com a Guarda Municipal.
Ainda no mês de junho, a CDL, em parceria com as Prefeituras Municipais de Dores, Capela, Carmópolis e Japaratuba, com o apoio dos 9º e 10º Batalhões, respectivamente Carmópolis e Dores, colocará em funcionamento a Central de Monitoramento de Câmeras de Segurança, a partir de imagens das Câmeras das lojas e a instalação de câmeras em pontos estratégicos da cidade. Será um marco para a Segurança Pública nessas cidades.
Por, João Lima - Presidente da CDL e Coordenador do Movimento Grito Pela Paz.
Fotos: Delmanira Brito – Jornalista e fotografa do visitedores.com
Foto: Arquivo visitedores.com