Segurança Pública é debatida em audiência na CDL de Nossa Senhora das Dores
Mendonça prado pediu o auxílio da sociedade no combate ao crime organizado.
Que os cidadãos sejam parceiros da policia fazendo as denuncias através do CIOSP.
Fotos: Valério, fotógrafo oficial da SSP/SE
Em resposta ao convite do empresário João Lima, presidente da Casa do Lojista (CDL) na cidade de Nossa Senhora das Dores, o secretário de Estado da Segurança Pública, Mendonça Prado, participou de uma audiência pública sobre segurança, na noite de quinta-feira (27).
O encontro contou com a presença do delegado do município de Nossa Senhora das Dores Lênio Augusto Carvalho; o Major Eduardo Brandão comandante do 10° Batalhão da Polícia Militar; representantes religiosos; estudantes; professores e lideranças políticas, empresariais e populares do município.
Também marcou presenças representantes dos dois sites locais; a jornalista Delmanira Brito do visitedores.com e Franklin Carvalho do socuticao.net e o locutor Airton Lima que têm um Blog de noticias.
Em seu discurso Mendonça Prado usou slides com vários exemplos para mostrar a sociedade à diferença dos deveres da polícia e do cidadão.
Por inúmeras vezes foi enfático ao afirmar que a culpa no aumento da violência de uma forma geral não é da polícia, mas sim da sociedade que está cada dia mais violenta, da falta de educação em casa e da ausência da família, dando como exemplo a frase do pensador Pitágoras "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos"
“A família, principalmente, tem fundamental importância nas questões destacadas nessa audiência e nós, enquanto cidadãos têm que nos unir para minimizar a violência nos nossos municípios” pontuou o secretário.
Também foi destacado um dos graves problemas da falta de respeito por parte dos cidadãos são os mais de 50% das chamadas para o telefone da polícia, 190, são trotes ou perturbação do sossego (uso de som automotivo de forma abusiva). O que tira a atenção e o trabalho da Policia Militar para situações mais graves.
Segundo Mendonça Prado os dados estatísticos apontam que a cidade de Nossa Senhora das Dores este ano de 2015 reduziu o índice de homicídios. O tipo de crime que aumentou na cidade foi o de roubo (sem números divulgados).
Nesta audiência ficou esclarecido quanto ao 10° Batalhão de Polícia em Nossa Senhora das Dores que já é uma realidade na cidade, estará completo com seus 52 homens trabalhando até o final do ano, quando novos policiais estarão adentrando a corporação.
O secretário também ressaltou os esforços do governo do Estado de Sergipe para aperfeiçoar o sistema de segurança pública nos diversos municípios. “Um exemplo deste esforço são os investimentos feitos para ampliação da radiocomunicação digital, renovação da frota de veículos e aquisição de novos equipamentos que aperfeiçoem a segurança pública no Estado”.
São R$ 28 milhões investidos no Parque Tecnológico de Comunicação Digital da SSP, com implantação até julho de 2016. Pioneiro no Brasil.
Confira as fotos da audiência
pública sobre segurança na CDL de Nossa Senhora das Dores:
https://www.facebook.com/MendoncaPrado/posts/881055931977932
Texto: Delmanira Brito - Jornalista, Articulista e Fotografa do site visitedores.com